Link-me

domingo, 29 de outubro de 2017

Dia Nacional do Livro



Hoje, dia 29 de outubro comemora-se o dia Nacional do Livro, como vocês já viram aqui no blog rolou uma divulgação bem especial da campanha “Leia. Seja”, que tem foco na disseminação do poder do livro, e hoje quero aproveitar a ocasião e dividir um pouco da minha história com os livros e contar como nasceu a minha paixão por literatura.


Eu sou fruto de uma mãe leitora, eu me lembro de quando era pequenininha minha mãe sempre com uma revista, um jornal... algo na mão para ler e ela sempre me incentivou muito também. Mesmo quando ainda não sabia ler, ouvi muitas histórias infantis dela, depois desenhava aquilo que tinha entendido e tentava recontar pro meu pai ou pra quem mais quisesse ouvir. Os livros de pintar, com histórias curtas (sensações dos anos 2000) sempre estiveram em casa, assim como gibis e jornais infantis. Minha mãe sempre pegava livros infantis emprestados da família da patroa dela e trazia para ler para mim e isso me dá muito boas recordações até hoje. 

O primeiro livro que li sozinha se chamava “A Vassoura da Bruxa”, de Rosana Rios, até hoje esse livro me marca, eu me lembro da sensação de me aventurar em um universo de bruxas, encantamentos e castelos, de rir com o fiel Ogro e arregalar os olhos como a simpática fadinha.


De lá pra cá muita coisa muito, mas não meu amor pela leitura. vieram os romances da Nova Cultural, os da Harlequin, os da Novo Conceito, Arqueiro, Galera Record, a paixão pelos nacionais e hoje simplesmente não consigo passar um dia ler sem ao menos uma página. Ler parece que me coloca em movimento, me faz pensar na vida, as situações vividas por personagens me fazem rir, chorar, pensar e agir. 

Não posso falar em um único livro preferido ou personagem marcante, ao longo de todos esses anos como leitora e de todos os livros já lidos sempre há um personagem que marca, todos deixam uma lembrança. E como diz o ditado “coração de mãe sempre cabe mais um” é assim que será sempre, sempre haverão livros por toda a minha casa, sempre haverá aquela aritmética louca de começar o ano querendo ler 50 livros e terminar com 80 na lista de leitura, sempre haverá uma história de fazer suspirar, sempre haverá amor pela literatura até meu último suspiro e quem sabe além dele, lá na minha nuvenzinha de morada no céu haja uma estante recheada de livros? (risos)


E você? Qual personagem ou história marcou sua vida?
#leiaseja

9 comentários:

  1. Oi Thaila!
    Que legal sua história com os livros!
    Eu fui influenciada pelo meu pai e minha avó. Meu pai toda semana trazia um livrinho para casa, aí eu lia e depois lia para o meu irmão mais novo. Já a minha avó foi quem me fez gostar de Agatha Christie, ela tinha dezenas de livros dessa autora.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Oie Thaila =)

    Eu comecei a ler muito cedo. Meu pai sempre levava gibis e livros infantis para eu ler, tanto que falo que os livros foram e ainda são meus melhores amigos *-*

    Beijos e uma ótima semana;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do post Thaila. Também comecei a ler muito cedo com a série Vagalume e com as revistas de literatura de cordel do meu pai, mas me apaixonei mesmo foi pelos livros de Stephen King, quando eu já tinha em torno de 12 anos de idade. Desde então, venho lendo romance, terror e suas vertentes. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Thaila, tudo bem?

    Não lembro mais qual foi a minha primeira leitura, mas lembro de ler contos de fadas e muitos na escola! Tb amava os romances da Nova Cultural, super nostálgico o post, amei.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Como é bom saber que podemos contar com diversos livros né? E muitos mundos diferentes!

    ResponderExcluir
  6. O primeiro livro que me marcou e me fez gostar de ler, ainda na minha pré-adolescência, foi o "A Lua de Joana" =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  7. Oi Thaila!
    Lá se vão mais de 35 anos como leitora! Foram muitos personagens e muitos livros que amei e que marcaram minha vida! Um personagem que amo é o Mister Darcy e deixo a dica do livro Beleza Perdida! Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que bom que a Rosana Rios também faz parte da sua vida literária ♥ Ela faz da minha até hoje!

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Thaila,

    Esse dia tem que ser sempre comemorado, livro é tudo de bom....bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela será muito bem vinda e levada em consideração para promover melhorias!