Link-me

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Resenha Simplesmente Acontece



Simplesmente Acontece
Cecelia Ahern
Novo Conceito, 2014
Sinopse: O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.

Primeiro de tudo, você acredita em amizade entre homem e mulher?
Rosie e Alex são os melhores amigos no mundo todo, desde os cinco anos são como unha e carne, viveram as mais loucas situações juntos e isso faz com o leitor se divirta e também pense um pouco sobre a sua amizade com alguém especial, mas o destino resolveu intervir e colocar a prova essa amizade.
A distância apaga o que é significativo? Qual é a linha que divide dois sentimentos tão próximos como amizade e amor?
“Não quero ser uma dessas pessoas que se esquecem com facilidade, que era tão importante naquela época, tão especial, tão influente e tão querida e, mesmo assim, anos depois se torna apenas mais um rostinho bago e uma lembrança distante. Quero que sejamos amigos para sempre, Alex.”p. 25
Vivendo em continentes opostos, cada um com seus altos e baixos. Rosie teve a experiência da gravidez precoce e mesmo com o apoio de seus pais sua filha, Katie, lhe tolheu alguns sonhos, já Alex vive os percalços da vida de estudante de medicina em Boston.
“Quando eu tinha 18 anos, perdi a chance de ir para Boston e achei que a minha vida não fazia mais sentido. Enquanto todos os meus amigos estavam se esbaldando em festas e estudando, eu estava trocando fraldas sujas” p. 384
Em pouco mais de 40 anos muita coisa mudou na vida desse casal, outros relacionamentos, outras amizades, muitas brigas, muitas situações engraçadas, mas se tem algo que não mudou e fica claro nas páginas é o amor que eles sentiam um pelo outro, era tão evidente que dava vontade de dar uma paulada na cabeça dos dois pra ver se acordavam pra vida.
Entretanto, parecia que o destino conspirava contra, quando eu pensava “É agora” algo saia do eixo central e a trama tomava outro rumo e lá vou eu querer me descabelar, arregalar o olho e dizer “Não é possível!” mas depois me peguei pensando: a vida é regada desses imprevistos, dessas pequenas escolhas que mudam nossos destinos. Cecelia mais que ninguém sabe mostrar isso ao leitor de forma brilhante e ao mesmo tempo sutil.
Eu achei a trama muito longa, primeiro eu queria logo um final feliz e conforme o tempo cronológico da história ia passando e esse tão aguardado final feliz não chegava eu fui ficando ansiosa e temerosa, afinal o que aconteceria com Alex e Rosie? Mas também achei que foi mais uma aposta brilhante da autora criar seu enredo em tão extenso período, eu vi Rosie amadurecer, lutar e mesmo com todas as dificuldades seguir em frente e amadurecer, reconheci seus dramas, torci por suas conquistas e fiquei triste com seus percalços, me identifiquei com seus anseios.
“Parece que, de tempos em tempos estou recolhendo os pedaços da minha vida e recomeçando do zero mais uma vez. Não importa o que eu faça ou o quanto me esforce, não consigo alcançar a felicidade, o sucesso e a segurança que tantas pessoas têm. E não estou falando de ficar milionária e viver feliz para sempre. estou me referindo a alcançar um ponto na minha vida no qual eu possa parar com o que estou fazendo, dar uma olhada ao meu redor, suspirar aliviada e pensar: Agora eu estou onde queria estar.” p. 272
Conheci Rosie e Alex, conheci suas vidas e de certa forma participei também de suas histórias, já que cartas e bilhetes são objetos tão pessoais que me deram a impressão de estar partilhando um segredo com os personagens.
Lições significativas são aprendidas ao longo da história como esta que quero ressaltar:
“A nossa vida é feita de tempo. Nossos dias são mensurados pelas horas, nossos salários é mensurado por essas horas, o nosso conhecimento é mensurado pelos anos. Agarramos uns minutinhos do nosso dia sempre ocupado pra fazer uma pausa pro café. Voltamos correndo pra nossa mesa de trabalho, olhamos pro relógio, vivemos em função dos compromissos. Mesmo assim, quando esse tempo enfim acaba, bem lá no fundo você se pergunta se esses segundos, minutos, horas, dias, semana, meses, anos e décadas foram gastos da melhor maneira possível” p. 137
Quando penso que já li de tudo Cecelia surpreende. Você já se imaginou lendo uma história contada por bilhetes, cartas, emails e mensagens? Pois esta é mais uma aposta ousada da autora, ta bem sou obrigada a assumir: fiquei com um pé atrás sim com esse jeito inovador de escrever, mas me vi lendo uma trama madura, consistência de enredo e essa forma inusitada de contar uma história traz dinamismo e realismo a trama e a autora ainda conseguiu me por pra pensar na vida e nas escolhas, essa mulher diva!
Simplesmente acontece foi uma surpresa e já é um dos livros favoritos do ano, em momento algum a trama ficou insustentável, chata e cansativa. Sempre com uma virada, sempre com um elemento surpresa que deu gás a toda a história e é claro que eu adoraria mais algumas páginas de trama, pois Alex e Rosie deixaram uma marca tão legal! Se eu recomendo? Claroooooooooooo, amo mais que chocolate as histórias da Cecelia!

28 comentários:

  1. Oi Thaila!
    Esse livro me surpreendeu positivamente e foi uma das minhas melhores leituras de 2014, o texto é super dinâmico pelo seu diferencial narrativo e apesar de ser um livro grande, conseguimos devorá-lo rapidamente. Amei e agora quero conferir o filme!
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu tinha lido uma resenha tão negativa sobre esse livro que até tinha ficado com o pé atrás. Mas agora com sua resenha e o comentário da Elis, já estou vendo a história com outros olhos. O filme vou assistir com certeza. O livro, se tiver chance, lerei tb!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  3. Nossa, tudo isso de bom? Será que teremos um novo PS Eu te amo então?
    Necessito ver o filme

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Estou louca para ler esse livre, já li muitas resenhas positivas inclusive a sua e já li um livro dessa autora e gostei muito, quero ver o filme.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Esse livro parece ser tudo de bom, vou ler em breve <3
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  6. Oi Thaila, estou muito a fim de conferir este livro. Sua resenha me deixou mais tranquila quanto ao conteúdo e me animei mais para ler.
    Já está na lista.
    Ótima resenha flor.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Vi o trailer do filme e achei muito legal, acho que vou assisti-lo primeiro e se gostar, lerei o livro depois.
    beijos

    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  8. Li um pouco do livro, mas ainda não terminei e fiquei nervosa pois queria logo Rosie com Alex RSRSR Ri aqui com a sua última frase da resenha RSRSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Thaila,

    Acabei de ler uma resenha desse livro, ele está na minha lista de espera de leitura, gosto da escrita da autora e pela sua resenha sei que vou gostar desse também.....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Gente eu estou desesperada por esse livro!! Estou com o e-book, mas ainda não deu pra ler =(
    Amei sua resenha, acredito que ainda não li nada da autora, apesar dela ser super bem recomendada. Preciso fazer isso o quanto antes, e acredito que começarei por SIMPLESMENTE ACONTECE <3

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  11. Oie,
    nossa quero muito ler este livro, já gostei a partir da capa rsrsrr
    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu quero muito ler esse livro, ainda mais por causa do lançamento do filme que está tão perto. Já vi muitas pessoas falarem suuper bem dele não vejo a hora de comprar.

    Vanessa | Blog Closet de Livros

    ResponderExcluir
  13. Olha sou suspeita para falar desse livro, porque eu FAVORITEI.
    Ele é simplesmente MARAVILHOSO de tão envolvente que é.
    Você quer a todo momento saber o que irá acontecer e sinceramente fiquei bastante feliz de ter tido a oportunidade de ter recebido em parceria com a novo conceito. Mas tipo, eu esperava mais do desfecho. Queria que acontecesse algo mais sabe? Mas mesmo assim, a história como um todo me conquistou e não teve como eu dar 5 estrelas pra ele. Eu adorei sua resenha amiga. Parabéns e muito sucesso com o seu cantinho SEMPRE!

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie Thaila =)

    Sou suspeita para falar desse livro, pois li e amei <3
    Alex e Rosie vão ter sempre um lugarzinho especial em meu coração.

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  15. Olá
    Comprei esse livro a alguns dias só que ainda não li. Depois da sua resenha irei lê-lo rapidamente
    Beijos !!
    http://focadasnoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Que resenha mais fofa, Thaila!
    Eu adorei esse livro, foi super divertido acompanhar as aventuras e desventuras de Alex e Rosie. Sem contar que achei uma grande sacada o livro ser todo escrito em forma de cartas/cartões/e-mails, deixou tudo bem divertido.
    Fiquei que nem vc, na expectativa do final feliz que parecia que nunca ira acontecer. rs
    Estou bem ansiosa para assistir o filme, espero gostar tanto quanto gostei do livro!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  17. É realmente uma hisória muitobem escita pela Cecelia Ahern. Estou contandoos dias para assistir ao filme. Mesmo sendo um tipo de leitura que é toda através de e-mails , msg, cartões, etc ela nos prende até a última página. E ficamos naquela torcida para que esses mais que amigos consigam ficar juntos,
    Gostei muito da sua resenha,
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  18. Olá Thaila,
    infelizmente nunca li nada da autora, porem leio e escuto bastante elogio aos livros dela.
    Assim como você sempre me pego com um pé atras quando uma historia tem uma forma diferente para o enredo, como este que é através de cartas. Tipo: Ela conseguiu transparecer tudo que queria sobre os personagens e a historia? Acho que esta pergunta seria respondida somente depois de ler.
    E como infelizmente não tenho este livro, acho que vou ter que deixar para depois. Contudo eu gostei muito da premissa da obra, sobre o romance e tudo que foi criado.
    Se não me engano este livro virou filme. Então acho que sou obrigada a ler antes de ver o filme.
    Parabéns flor, adorei a resenha.

    Beijokas Ana Zuky

    SA Revista

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    To querendo muito ler as histórias da Cecelia, assim que eu tiver dinheiro, vou comprar.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, Thaila, tudo bem?
    Acredita que até hoje eu não li um livro da Cecelia? Tenho alguns aqui em casa, mas ainda não me sobrou tempo para sentar e ler algum.
    Sua resenha me deixou com bastante vontade de ler esse livro. Acho que vou dar uma chance... finalmente!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  21. Oi, Thaila! Nossa, eu preciso ler algo da Cecelia! Ela parece ser uma escritora de mão cheia! Fiquei bem empolgado com seus comentários a respeito de "Simplesmente Acontece" e fiquei com vontade de lê-lo! Parabéns pela resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oii Thaila, tudo bem???? Ainda não tive muita vontade de ler esse livro, porque acho muito clichê. Mas quem sabe eu não me animo hora ou outra. Bom saber que você gostou tanto :)
    Ah e sobre amizade. Eu até acredito, mas acho que quase sempre acaba assim, hahahha
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Esse livro parece ser tão fofo, estou louca pra ler <3
    http://lecry.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Sei que vai sair o filme então vou deixar pra assistir antes de ler...

    Beijos
    Colecionando Livros

    ResponderExcluir
  25. Oi Taila, sua linda, tudo bem?
    Você me deixou com olhos cheios de água, estou toda arrepiada. Eu acabo de ler esse trechinho do tempo, nossa, como é verdade. A gente já sabe disso, mas vive como se fosse uma mentira, afinal de contas, que escolha temos? Temos sempre escolhas, mas nem sempre são as que queremos.Eu queri muito ler esse livro, mas depois dessa resenha, preciso dele para ontem. Sua resenha me emocionou, adorei!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Thaila, quando o livro foi lançado, eu não me interessei muito. felizmente as resenhas mudaram minha visão.Pretende ver o filme também?
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  27. Perfeito livro, estória emocionante..E você sempre se garantindo em suas resenhas... www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Perfeito livro, estória emocionante..E você sempre se garantindo em suas resenhas... www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, ela será muito bem vinda e levada em consideração para promover melhorias!